Essa aplicação usa recursos de Scripts Ativos. Habilite os Scripts Ativos (Javascript...) no seu Browser!!

Logomarca do INSS

Guia de Recolhimento da União - INSS / FRGPS

­­­

Ajuda do Sistema - janela anexa



  1. Boletos
  2. Consultas

Boletos



Introdução à Emissão de Boleto


Este serviço permite a emissão do boleto referente à Guia de Recolhimento da União - GRU, que certifica a regularidade no cumprimento das obrigações pelo contribuinte.


Emitindo novos Boletos


I - Código de Recolhimento: selecionar o Código de Recolhimento correspondente à receita ou anulaçäo de despesa.


II - Alterar Código de Recolhimento: modificar o Código de Recolhimento escolhido.


III - Unidade Gestora: selecionar a Unidade Gestora para a qual se destina o recolhimento, conforme tabela de Unidades Gestoras do SIAFI.


IV - Nome do recolhedor: informar o nome completo do recolhedor, sem abreviações.


V - Identificador: informar o identificador compatível com a natureza do recolhimento, assinalando à direita o tipo respectivo (CPF ou CNPJ).


VI - Competência: informar a competência (mês e ano) correspondente ao recolhimento, no formato mm/aaaa.


VII - Data de Vencimento: informar a data de vencimento da GRU, no formato dd/mm/aaaa.


VIII -Valor Principal: informar o valor principal do recolhimento.


IX - Juros / Multa: informar o valor dos acréscimos, se necessário.


X - Desconto / Abatimento: informar o valor das deduções, se necessário.


XI - Valor Total: importância a ser recolhida, resultante da operação dos valores, devendo ser obtida por meio da tecla "Obter Valor Total".


XII - Alterar valores: tecla utilizada para modificar os valores informados.


XIII- Observações Gerais: indicar, de forma sucinta, elementos complementares para a identificação do recolhimento, tais como número da PCDP, na devolução de diárias, número da PCS, na devolução do saldo de suprimento de fundos, número do processo, etc.


XIV - Tipo de Relatório: selecionar o tipo de arquivo a ser gerado na emissão do boleto.


XV - Emitir GRU: tecla utilizada para gerar a emissão do boleto.


XVI - Limpar: tecla utilizada para suprimir todas as informações fornecidas para a emissão do boleto, exceto o Código de Recolhimento e a Unidade Gestora.


XVII - Cancelar: tecla utilizada para retornar à tela anterior à emissão da GRU.

Voltar ao topo



Consultas



Consulta Sumarizada



Introdução ao módulo Consultas/Consulta Sumarizada


Este módulo permite efetuar a consulta das GRU emitidas, pagas e não pagas em determinado período, utilizando os critérios Código de Recolhimento, Unidade Gestora e Sistema de Origem.


Consultando GRU emitidas, pagas e não pagas


I - Agrupar consulta por: seleciona o primeiro critério de pesquisa cruzada a ser utilizado, assinalando-se as opções Código de Recolhimento ou Unidade Gestora ou Sistema de Origem.


II - Tecla Confirmar: o aplicativo desencadeia a seleção do primeiro critério da pesquisa cruzada, exibindo no campo abaixo e à esquerda (Selecione itens na lista abaixo), a relação de todos os itens da opção escolhida ou seja, todos os Códigos de Recolhimento ou todas as Unidades Gestoras ou todos os sistemas de origem, habilitando também uma barra de rolagem para a busca e seleção de um ou mais itens.


III - Tecla Adicionar: seleciona um dos itens da relação de Códigos de Recolhimento, Unidades Gestoras ou sistemas de origem, que deve ser previamente marcado utilizando-se a barra de rolagem. O item selecionado é exibido no campo à direita (Itens selecionados).


IV - Tecla Remover: remove o item selecionado anteriormente. O item retorna ao campo à esquerda (Agrupar consulta por), na mesma ordem que ocupava originalmente.


V - Tecla Adicionar todos: seleciona todos os itens da relação de Códigos de Recolhimento, Unidades Gestoras ou sistemas de origem. Todos os itens selecionados são exibidos no campo à direita (Itens selecionados).


VI - Tecla Remover todos: remove da seleção todos os itens da relação de Códigos de Recolhimento, Unidades Gestoras ou sistemas de origem. Toda a relação retorna ao campo à esquerda (Agrupar consulta por).

1 - Observação importante sobre a funcionalidade: enquanto o primeiro critério de pesquisa não é definido, por meio das teclas Adicionar ou Adicionar todos, os campos de seleção do segundo critério (Código de Recolhimento ou Unidade Gestora ou Sistema de Origem) permanecem desabilitados para o usuário. Além disto, após definirmos o primeiro critério, o aplicativo desabilita o campo do segundo critério idêntico ao primeiro, impedindo a sua utilização.


VII - Listar consulta por: seleciona o segundo critério de pesquisa cruzada a ser utilizado, assinalando-se as opções Código de Recolhimento ou Unidade Gestora ou Sistema de Origem. Por se tratar de pesquisa cruzada, o segundo critério selecionado não pode ser idêntico ao primeiro.


VIII -Tecla Confirmar: o aplicativo desencadeia a seleção do segundo critério da pesquisa cruzada, exibindo no campo abaixo e à esquerda (Selecione itens na lista abaixo), a relação de todos os itens da opção escolhida ou seja, todos os Códigos de Recolhimento, ou todas as Unidades Gestoras ou todos os sistemas de origem passíveis de relação com os itens selecionados no primeiro critério, habilitando também uma barra de rolagem para a busca e seleção de um ou mais itens.


IX - Tecla Adicionar: seleciona um dos itens da relação de Códigos de Recolhimento, Unidades Gestoras ou sistemas de origem, que deve ser previamente marcado utilizando-se a barra de rolagem. O item selecionado é exibido no campo à direita (Itens selecionados)


X - Tecla Remover: remove o item selecionado anteriormente. O item retorna ao campo à esquerda (Listar consulta por), na mesma ordem que ocupava originalmente.



XI - Tecla Adicionar todos: seleciona todos os itens da relação de Códigos de Recolhimento, Unidades Gestoras ou sistemas de origem. Todos os itens selecionados são exibidos no campo à direita (Itens selecionados).


XII - Tecla Remover todos: remove da seleção todos os itens da relação de Códigos de Recolhimento, Unidades Gestoras ou sistemas de origem. Toda a relação retorna ao campo à esquerda (Listar consulta por).


XIII - Período (MM/AAAA): informar o período a ser pesquisado. Conforme regra de negócio previamente estabelecida, o intervalo para pesquisa não pode ser superior a 12 meses. Caso o usuário tente realizá-la, o aplicativo exibe a mensagem "O intervalo para pesquisa não pode ser maior do que 12 meses".


XIV - Tecla Pesquisar: desencadeia a pesquisa das GRU cruzando as informações dos dois critérios selecionados anteriormente, dentro do período solicitado. Caso não existam documentos para os filtros estabelecidos, o aplicativo exibe a mensagem "Nenhuma GRU encontrada".

A tabela exibida em seguida apresenta as seguintes informações e funcionalidades, da esquerda para a direita:

1 - A primeira coluna refere-se ao primeiro critério estabelecido para pesquisa (Código de Recolhimento ou Unidade Gestora ou Sistema de Origem).

2 - A segunda coluna refere-se ao segundo critério estabelecido para pesquisa (Código de Recolhimento ou Unidade Gestora ou Sistema de Origem), sempre diferente do anterior.

3 - A cada finalização de informações cruzadas, o aplicativo informa na linha "Total" o valor total de GRU para aquela combinação.

4 - As colunas seguintes referem-se a cada competência (mês e ano) abrangida pelo período de pesquisa escolhido. Estas colunas estão subdivididas em 03 (três) outras colunas, denominadas "Emitida, Paga e Não paga" .

5 - A coluna "Emitida" apresenta o valor total das GRU emitidas para os dois critérios de pesquisa escolhidos, dentro daquela competência. Este campo com o valor é um link para a pesquisa de todas as GRU emitidas segundo os critérios escolhidos, naquela competência.

6 - A coluna "Paga" apresenta o valor total das GRU pagas para os dois critérios de pesquisa escolhidos, dentro daquela competência. Este campo com o valor é um link para a pesquisa de todas as GRU pagas segundo os critérios escolhidos, naquela competência.

7 - A coluna "Não paga" apresenta o valor total das GRU não pagas para os dois critérios de pesquisa escolhidos, dentro daquela competência. Este campo com o valor é um link para a pesquisa de todas as GRU não pagas segundo os critérios escolhidos, naquela competência.

8 - Após acionarmos a tecla Pesquisar, o aplicativo possibilita também a geração de relatórios em Excel, PDF e HTML, por meio das teclas (ícones) existentes acima da tabela ora descrita.


XV - Ao clicarmos no link (valor) das colunas "Emitida, Paga e "Não paga", conforme referido acima, o aplicativo exibe a tela "Consulta Lista GRU", com as seguintes informações e funcionalidades:


1 - O primeiro campo refere-se a informações do primeiro critério estabelecido para a pesquisa cruzada, isto é, Código de Recolhimento ou Unidade Gestora ou Sistema de Origem.

2 - O segundo campo refere-se a informações do segundo critério estabelecido para a pesquisa cruzada, isto é, Código de Recolhimento ou Unidade Gestora ou Sistema de Origem.

3 - O terceiro campo (Período) demonstra a competência que está sendo detalhada, mês e ano, no formato MM/AAAA.

4 - O quarto campo (GRU Cobrança) demonstra a situação das GRU que estão sendo listadas, isto é, GRU Emitida ou Paga ou Não paga.


5 - Mais abaixo, o aplicativo relaciona todas as GRU do filtro escolhido (critérios de pesquisa, período e situação da GRU). A tabela é composta de 06 (seis) colunas e cada linha corresponde a 01 (uma) GRU. A última linha totaliza a quantidade de boletos emitidos e o valor. A tabela exibe as seguintes informações e funcionalidades:


5.1 - A primeira coluna (Dt. Emissão) exibe a data de emissão da GRU.

5.2 - A segunda coluna (Nosso Número) exibe o número que identifica o boleto e que é o link para detalharmos a GRU.

5.3 - A terceira coluna (Nome Recolhedor) exibe o termo que denomina o recolhedor.

5.4 - A quarta coluna (Identificador) informa o identificador da GRU (CPF, CNPJ, NB, etc).

5.5 - A quinta coluna (Valor do Documento) indica o valor principal da GRU.

5.6 - A sexta coluna (Valor Cobrado) informa o valor total da GRU, computados os descontos e acréscimos porventura existentes.

5.7 - Última linha (Total): totaliza a quantidade de boletos listados, valor do documento e valor cobrado.


XVI - Tecla Voltar: retorna à tela anterior.


XVII - Consulta Detalhe GRU: caso acionemos o link existente na segunda coluna da lista de GRU (Nosso Número), o aplicativo detalha a GRU emitida.


1 - O primeiro campo informa a situação da GRU detalhada (GRU Cobrança Emitida, Não Paga ou Paga).

2 - O segundo campo (Dados do Boleto) fornece as diversas informações sobre a GRU, ou seja: Cedente (INSS), Código Recolhimento, Unidade Gestora (UG favorecida), Recolhedor (nome do recolhedor), Identificador (CPF, CNPJ, NB, etc), Nosso Número (número que identifica o boleto), Competência, Data de Vencimento, Data do Documento (data de emissão da GRU), Valor do Documento (valor principal da GRU), Valor de Desconto, Valor Outras Deduções, Valor Outros Acréscimos, Valor Juros / Multa, Valor Cobrado (total da GRU) e Observações Gerais.

3 - Caso a GRU esteja na situação PAGA, a página do detalhamento exibira no rodapé os seguintes campos com as informações relativas ao pagamento: Banco, Agência, Data do Pagamento e Valor do Pagamento.


XVIII - Tecla Voltar: retorna à tela anterior.

Voltar ao topo
Desenvolvido pela Dataprev
Saltar para o Início [1] Saltar para o Menu [2]
Saltar para o conteúdo [3]
Versão 4.1.14